2009/10/15

O Imperador, o Velho Chico e o povo riberinho




Há exatos 150 anos, em outubro de 1859, o imperador Dom Pedro II (1825-1891) deixava a corte, no Rio de Janeiro, e embarcava numa aventura pelo Rio São Francisco.


A bordo de navios a vapor, montado em lombo de burro, ou enfrentando nuvens de mosquitos, o imperador singrou o Velho Chico, de Piaçabuçu à majestosa Cachoeira de Paulo Afonso. Toda a viagem foi registrada em um diário de bordo – ilustrado por gravuras – do próprio punho do monarca, aos 36 anos.


Para marcar a data e promover a inclusão produtiva de toda a população ribeirinha do Baixo São Francisco, o governo do Estado de Alagoas, numa ação que envolve quatro secretarias de Estado – Cultura, Turismo, Planejamento e Comunicação – resgata a viagem do monarca e inaugura um novo roteiro de turismo.


É o Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, que visa à promoção da economia regional e o incremento de um turismo sustentado, com geração de emprego e renda e foco na cultura, na diversidade do povo, no folclore, no artesanato, nas histórias de vida e na beleza cenográfica da região.


Para abrir o novo roteiro do APL Caminhos do Imperador, o governo promove a Expedição Dom Pedro II, que refaz – exatamente 150 anos depois e na mesma época – a trajetória do monarca, passando por 12 municípios alagoanos, mais Propriá (SE), Jatobá (PE) e Paulo Afonso (BA). Todas as prefeituras do roteiro estão engajadas nesse projeto.


Para revelar mais dos Caminhos do Imperador, o Diário Oficial, com o apoio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos/ Cepal, traz esse encarte especial – que reúne toda a série de reportagem já publicada no D.O, entre os dias 28 de setembro e 8 de outubro.


O texto acima é da capa do encarte que será lançado nessa sexta, como um edição especial do Diário Oficial, com todas as matéria da série de reportagem dos jornalistas Telma Elita e Neno Canuto (fotos), depois de percorrerem mais de 1.500 quilômetros, pela chamada Costa Doce de Alagoas.

Telma e Neno, com o livro do Imperador na mão - Dom Pedro II relatou em um diário toda sua aventura pelo Velho Chico - conseguiram fazer um sonho que era meu (percorrer todas as cidades em que o monarca passou). Mas a matéria ficou em boas mãos. Vale conferir e ler todo o emcarte.

Amanhã, sexta-feira, estarei no ponto de partida, a cidade de Piaçabuçu, a primeira parada do Imperador. Na verdade, não vou seguir a expedição, mas acompanhar o governador Teotonio Vilela Filho, que vai abrir a solenidade. Vou aproveitar para distribuir nosso encarte (mandei fazer mais 500 exemplares para os expedicionários e a imprensa local e nacional que vai acompanhar todo o trajeto pelo Baixo São Francisco.

Na verdade, me tornei um guardião do São Francisco, e há dois anos acompanho de perto tudo que o governo faz que envolva o Velho Chico. O começo foi o secretário de Planejamento Sérgio Moreira, que me deu a função de cuidar dos assuntos do rio na sua pasta (eu era o assessor de Imprensa).

Participei da primeiras ações em defesa do rio, e a busca de soluções para beneficiar a população ribeirinha, que até hoje vive, em grande parte, sofrendo com isolamento territorial e social. Participei da primeria expedição que iria formatar o atual roteiro Caminhos do Imperador, com técnicos e especialistas espanhóis da Agência Espanhola de Desenvolvimento (AED), parceiro do governo na formação de um roteiro de turismo sustentável na região.

Mapeamos e diagnósticamos rede hoteleira, potenciais econômicos, patrimônio histórico e geográfico, além de conhecermos mais profundamente a gente do Velho Chico, os ribeirinhos e suas história de vida.  Toda nossa pesquisa serviu de base para formar e lançar o APL Caminhos do São Francisco, em Penedo, no Teatro Sete de Stembro.

Como fruto dessa viagem editei, junto com o jornalista Gustavo Aciooly, o professor Sávio de Almeida, o presidente da Imprensa Marcos Kummer, o design Fernando Rizotto, sob o comando do secretário Sérgio Moreira o livro "A Costa Doce de Alagoas". Um edição luxuosa com 28 lâminas de fotos, do seis fotógrafos alagoanos que retrataram o Velho Chico a sua maneira. O livro ficou muito bonito. Teotônio entregou, em Delmiro Gouveia, em cima de um palanque, um exemplar do livro ao presidente Lula.

O APL Camnhos do São Framcisco, para situar meu leitor, como afirmou Sérgio Moreira, em um email que recebi dele, "é uma política pública do Governo Estadual para a estruturação de um destino turístico único no Brasil que busca promover a valorização da história e da cultura das populações ribeirinhas e a preservação e recuperação do meio ambiente".

Moreira prossegue: "Estamos em processo de construção de um conceito sofisticado de exploração econômica de baixo impacto cultural e ambiental, baseada na valorização de antigos e preservados saberes e fazeres expressos em músicas, danças, culinárias, estórias e lendas, crenças e religiosidades".

E finaliza: "Se trata de um território que possue unicidade, integração e diversidade. De que há muito de semelhança e muito de diversidade no Baixo São Francisco, que forma uma unidade geográfica, cultural e econômica ao mesmo tempo que existe uma diversidade enorme entre os extremos de Piaçabuçu e Delmiro Gouveia ou entre os extremos de Piranhas e Penedo".

Salve o Velho Chico pelos séculos!


Certamente, durante a expedição Dom Pedro II, vou postar novas boas histórias e aventuras no Velho Chico. Aguardem!  





6 comentários:

  1. Salve Mário Lima, pela presença no mundo dos blogueiros. Já postei nos favoritos para leitura. Odilon Rios

    ResponderExcluir
  2. Realmente são interessantes as histórias que envolvem o Rio São Francisco, a começar pela expedição feita pelo próprio Imperador. Parabéns pelo resgate dessa história e pelos projetos para ajudar quem vive lá, às margens do Rio.

    ResponderExcluir
  3. Mário,

    saiba que aqui nunca serás solitário. Tu tens estrela e o brilho dela não se apaga facilmente. Os poetas e arquitetos das palavras não podem ficar de fora do cyberespaço. Conte, relate, desabafe e se deixe mostrar. Quem tem muitos olhares não pode se furtar a realidade.

    Serei um dos que estarão seguindo o "rastro de luz".

    De seu irmão de coração Marcos Tchôla.

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo ao mundo dos blogueiros Mário!!!!

    Estarei lá na expedição no Velho Chico para contar tudinho!!! :):):)

    Visita o meu blog, também faço parte dessa esfera virtual: www.jamyllebezerra.blogspot.com

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Mário Lima!!!
    É com imensa aleagria que me conecto ao seu blog!!!
    Mário, que beleza de tudo!!!!
    Viva a Vida!!!! Viva Você!!!!
    Abração,
    Humberto Barbosa Jr

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo trabalho.
    Gostaria de ter seu e-mail para podemos conversar
    Grato
    Roberto Castello

    ResponderExcluir

Queridos,

Esse blog é prá vocês, para o povo e para o mundo. A casa é de todos. Mas não esqueça de me reportar.

Abraços

Mário Fernando Lima